www.tisaeducacao.com.br

www.facebook.com/tisaeducacao

TISA Educação 3.0: A experiência inovadora no Grupo Estácio de Sá

Em busca de diferenciais e visando a adoção ágil de novas práticas educacionais por parte de seu corpo docente, o grupo Estácio de Sá reuniu na cidade do Rio de Janeiro, um seleto grupo de 20 professores, de vários estados brasileiros, para uma capacitação intensiva do curso TISA Educação 3.0.

O curso desdobrou-se na modalidade TISA 4+60 (4 dias de oficinas presenciais com 8 horas de duração, seguido de 60 dias de desenvolvimento e acompanhamento a distância, através da plataforma TISA Online).

Durante as oficinas, os profissionais desenvolveram habilidades práticas para incorporar novos métodos e técnicas a seus planos de aula. Sendo este trabalho complementado com suporte online variado (síncrono e assíncrono), onde foram disponibilizados diversos recursos, tais como: videoaulas, artigos, objetos de aprendizagem, casos de aplicação, entre outros. Os sucesso dos resultados dessa iniciativa do TISA na Estácio indicam o propósito do curso: inovação em sala de aula.

Os bastidores do projeto TISA Educação 3.0.

O grupo Estácio de Sá destaca-sTISA Educação 3.0e no cenário nacional, não só por ser agora o maior grupo educacional privado do país, mas também pelos seus esforços em oferecer aos seus profissionais novas perspectivas para promoverem a inovação em sala de aula.

A instituição possui algumas ações, como o Comitê 2020 – grupo de lideranças que discutem a inovação, o programa de aceleração Startup NAVE e a Universidade Corporativa Estácio – EDUCARE. Todo esse conjunto, que conferem um grau de maturidade para inovação, tornou-se um campo fértil para a aplicação do TISA Educação 3.0, pois ele conseguiu promover uma sinergia, combinando esforços destas três áreas.

Nesse sentido, o curso ofertado pelo TISA Educação 3.0 contou com o apoio da equipe de desenvolvimento e inovação da Startup NAVE, utilizando em suas oficinas presenciais o TELION, uma tela interativa voltada para o uso em sala de aula, desenvolvida em parceria com a Samsung. Além disso, todas as oficinas ocorreram dentro das dependências da EDUCARE, utilizando o seu ambiente de sala de aula modelo.

A EDUCARE foi também a responsável pela escolha dos professores, utilizando como critério de seleção os professores destaque na atuação como multiplicadores de melhores práticas para uso de tecnologias em sala de aula. O que culminou em público heterogêneo, com profissionais que atuam em diversas modalidades (educação a distância, presencial ou ambos) e níveis (graduação e pós-graduação).

TISA Educação 3.0

Todo esse contexto gerou um alto grau de engajamento dos participantes, refletindo diretamente na continuação do curso, na modalidade a distância. Para esta etapa do projeto, além do material didático disponibilizado no TISA Online, foram realizadas web conferências, onde se permitiu que os professores da Estácio pudessem refinar os planejamentos e construir oficinas para a multiplicação do conhecimento em outras unidades da instituição. Um dos pontos que deve ser ressaltado, justamente por ser uma tendência, é o respeito pelo contexto de cada unidade de ensino. No planejamento para a multiplicação, considerou-se a realidade local e, por isso, foram utilizadas oficinas presenciais ou comunidades online. Ou seja, cada contexto mostrou um desafio específico que foi devidamente vencido com recursos diferenciados, o que também é uma forma de praticar a inovação em sala de aula de forma realista.

Inovação em sala de aula: visão do futuro para hoje.

TISA Educação 3.0

No fim, o objetivo foi concluído com sucesso: a construção de práticas do futuro para hoje, ou seja, o desenvolvimento de um modelo de ensino aprendizagem que promovesse a inovação em sala de aula e tivesse aplicação imediata.

Assim, a soma dos esforços, o ambiente com os recursos adequados, a visão tecnológica e empreendedora e o engajamento dos professores resultaram em planejamentos multi e interdisciplinares, que foram devidamente revisados e ampliados. Aliás, vale destacar que o curso TISA Educação 3.0 já recebeu ótimos feedbacks de estudantes que participaram das aplicações em sala de aula e de outros professores que estiveram nas oficinas de multiplicação.

Todos os resultados obtidos são frutos de um processo diagnóstico e de cruzamento de dados que considera as características da instituição e de cada professor participante para a oferta de um curso customizado às necessidades específicas do contexto de aplicação.

TISA Educação 3.0

Entre os principais ganhos do TISA Educação 3.0, podemos elencar: melhorias significativas relativas a novos requisitos nos sistemas digitais, novas matrizes de planejamento de aulas, novos modelos de material didático e uma nova experiência interdisciplinar e intermodal, incluindo práticas interativas entre estudantes da modalidade a distância com estudantes de pós-graduação presencial. Ao final do projeto, a Estácio de Sá adquiriu uma nova visão sistêmica para a elaboração do Manual de Melhores Práticas, que está e será constantemente complementado com o desdobramento das oficinas de multiplicação, pelos professores capacitados no curso TISA, nas suas unidades.

TISA Educação 3.0 TISA Educação 3.0: novos desafios.

A conclusão é de que o curso TISA Educação 3.0 obtém muito êxito no que se propõem, alcançando resultados significativos com diagnósticos e apontamentos voltados para a inovação em sala de aula.

O próximo desafio é a promoção de uma série de cursos online. Se quiser conhecer mais sobre essa novidade, clique aqui.

Deixe uma resposta